Câmara dos Tormentos

Bem vindo(a) ao espaço reservado da Câmara dos Tormentos para a publicação de textos do gênero lírico. Aqui serão contempladas crônicas poéticas de cunho fantástico, sobretudo a poesia gótica, decadentista prevalecera diante dos contos de horror pessoal.
 
PortalInícioGaleriaFAQMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 O Comércio Medieval e As Guildas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Shuincervok

avatar

Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/08/2009

MensagemAssunto: O Comércio Medieval e As Guildas   Seg Ago 17, 2009 4:07 pm

O Comércio Medieval e As Guildas


O comércio é a principal fonte de riqueza durante a Idade Média, mas ainda assim, não é a principal fonte de poder. Nesta época, o poder para governar pertence à nobreza, entregue a ela pelas próprias mãos de Deus. Ainda assim, no final do século XII, período que antecede o desenrolar da crônica de Constantinopla: Dark Ages, a burguesia está no processo de lenta ascensão conforme o comércio começa a se desenvolver.

No século XIII viu-se a formação de grupos comerciais por parte de mercadores e artesãos, que se uniram para obter maior coesão e, conseqüentemente, poder. Isto ocorreu de duas formas, através das Guildas e das Casas Mercantes.

As guildas são uma espécie de instituição que regulamenta e administra um determinado ramo de atividade comercial. O objetivo dela é tabelar os preços e dividir os recursos entre os praticantes de um mesma profissão, para que possam obter ajuda em período de dificuldades.

Por exemplo, todos os ourives pagam uma taxa para a Guilda dos Ourives. Com os recursos acumulados em seus cofres, ela mantém um aparato que fiscaliza se nenhum de seus associados está praticando incorretamente o ofício. Verifica se, por exemplo, nenhum de seus associados está falsificando peças de ouro, vendendo-as por um preço mais baixo, e traindo a sua concorrência. Cada ourives também pode requisitar ajuda à corporação em momentos de dificuldade, retirando empréstimos.

A guilda também verifica se um determinado mercado está em baixa, o que faz caírem os preços. Se, exemplificando, a oferta de seda em Constantinopla estiver muito grande, os preços irão baixar. A guilda verifica estes casos, direcionando o excesso de seda para outra cidade, onde a mercadoria está em falta. Desta forma, todos os comerciantes de seda saem fortalecidos e com os bolsos mais cheios.

Conforme o comércio desenvolve-se, as guildas tornam-se cada vez mais influentes, transformando-se em verdadeiras forças políticas. As principais guildas comerciais de Constantinopla:


  • A Guilda dos Ourives;
  • A Guilda dos Vitrais;
  • A Guilda das Sedas;
  • A Guilda das Especiarias;
  • A Guilda das Forjas;
  • A Guilda Aduaneira;
  • A Guilda dos Construtores.


Algumas guildas:


º A Guilda dos Ourives - Um das Guildas de maior prestígio em toda Constantinopla, a Guilda dos Ourives desenvolveu-se rapidamente após a instalação das rotas comerciais de metais preciosos. A Guilda possui os direitos de compra de uma porcentagem de toda a prata extraída nos reinos do Império Bizantino, e a guilda é responsável por distribuí-la entre os seus associados. É controlada pelo clã Toreador e fica em seu território.

º A Guilda dos Vitrais - A Guilda dos Vitrais é uma das guildas mais poderosas e tradicionais de Constantinopla, sendo responsável pelo ensino e pela autorização dos artesãos que produzem os belos vitrais através dos quais Constantinopla é famosa em toda a Europa. É controlada pelo clã Toreador e fica em seu território.


º A Guilda dos Construtores - A Guilda dos Construtores é uma das mais poderosas guildas de Constantinopla. Ela é a responsável por regulamentar e financiar todas a grandes obras do reino, de pontes e muralhas até catedrais e castelos. A Guilda dos Construtores está associonada com a Corporação dos Artesãos, que é responsável por treinar os principais arquitetos e mestres-de-obras. É controlada através de uma parceria Toreador Ventrue. A guilda dos Construtores fica em território Ventrue e portanto sob a sua supervisão e a Corporação dos Artesãos fica em território Toreador, sob os auspícius desse clã.

º A Guilda das Forjas - Esta Guilda é a responsável por administrar as vendas de minério de ferro para os principais fabricantes, além de regulamentar a produção e atestar a qualidade das peças produzida em Constantinopla. Ela também coordena as atividades nas Forjas e administra a exportação do material produzido, em especial, armas e armaduras. Responsabilidade do clã Brujah e fica em seu território.


º A Guilda das Sedas – Essa guilda é responsável por administrar e fiscalizar as vendas de seda importadas do oriente. É controlada pelos Assamitas de forma discreta. Nenhum outro cainita ainda descobriu isso. Fica escondida dentro do território Malkaviano no Grande Bazar.

º A Guilda das Especiarias – Idem anterior, mas os Malkavianos, Assamitas (artigos do oriente), os Tremere e os Lasombra estão no controle em uma disputa acirrada pelo monopólio da guilda. Apenas os Assamitas saem perdendo feio essa disputa por não poderem “aparecer”, mas seus produtos não possuem concorrência.


º A Guilda Aduaneira – Os portos estão em territórios diferentes e são controlados por cada clã respectivo. Esses portos estão sob o controle dos Tremere, Ventrue e Tzimisce, respectivamente.

Resumo Prático:

Duração: 330 – 1453.
Língua oficial: LATIM até o século VII, GREGO depois.
Religião: Cristianismo Ortodoxo (Grega).
Governo: Monarquia.
Legislatura: Senado Bizantino.
Período histórico do Império Bizantino - (Idade Média).
• Fundação de Constantinopla - (330).
• Grande Cisma do Oriente - (1054).
População:
• Século XII³ (1143 AD): estima-se 10 000 000.
Moeda: Solidus, Hyperpyron

Mapa (Link)[/quote]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
O Comércio Medieval e As Guildas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Loja Desconhecida em SP - Preço ótimo
» [Brasil] Piloto vive em castelo medieval no interior de São Paulo
» Correios lançam Selo personalizado alusivo ao Coronel Serafim Tibúrcio
» Alguêm tem alguma informações sobre estes selos portugueses?
» Jogos de fantasia medieval - Dungeon Crawlers

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Câmara dos Tormentos :: Area em OFF (explicações, regras, avisos e discussões) :: O guia do Jogador :: Ambientação-
Ir para: