Câmara dos Tormentos

Bem vindo(a) ao espaço reservado da Câmara dos Tormentos para a publicação de textos do gênero lírico. Aqui serão contempladas crônicas poéticas de cunho fantástico, sobretudo a poesia gótica, decadentista prevalecera diante dos contos de horror pessoal.
 
PortalInícioGaleriaFAQMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 A indumentária da Idade Média

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Magnus Mertiello
Narrador
Narrador
avatar

Mensagens : 38
Data de inscrição : 11/08/2009

MensagemAssunto: A indumentária da Idade Média   Qui Ago 20, 2009 12:52 pm

A vestimenta da Idade Média

Com o fim do Império Romano, a Europa Ocidental começou a desenvolver-se independentemente do que restava do Império, o Império Romano do Oriente (ou Império Bizantino). Os bizantinos da classe alta vestiam túnicas bem decoradas. Tais túnicas eram feitas de seda e fiapos de ouro, e usavam pérolas e pedras preciosas como decorações. Pessoas de classes mais baixas vestiam túnicas simples. Os imperadores e pessoas da corte usavam também um tipo de manta sobre suas túnicas. Posteriormente, o imperador e a imperatriz passaram a usar um longo tecido em volta dos seus pescoços, como um cachecol, e nobres passaram a usar longas e firmes meia-calças.

Os estilos usados no Império Bizantino influenciavam pesadamente a moda na Europa Ocidental. Pessoas da nobreza européia passaram a usar roupas cada vez mais complicadas e complexas do que as usuais roupas simples de algodão, pêlos e couro. Geralmente as pessoas faziam suas roupas em casa, como sempre fora feito. Mas à medida que as cidades cresciam, pequenas lojas especializadas na fabricação de roupas surgiam. Muito das roupas, então, passou a ser feitas por artesãos. À medida que os artesãos tornavam-se mais habilidosos, a qualidade da roupa crescia. Eles passaram a cortar, ajustar e decorar as roupas que fabricavam em jeitos cada vez mais elaborados. Posteriormente, tais roupas passaram a ser feitas de seda, importada do Extremo Oriente.



Pessoas de classes inferiores vestiam túnicas simples e mantos retangulares. Posterior e lentamente, tais foram substituídas por roupas feitas de acordo com as medidas de cada pessoa. A túnica das mulheres desenvolveu-se num vestido que era firmemente atado na parte superior do corpo. Os homens passaram a usar mangas por baixo de suas túnicas e meias.

No início as roupas eram feitas em casa. As famílias criavam ovelhas e cultivavam o linho. Quando as cidades começaram a crescer, surgiram lojas especializadas, dirigidas por tecelões, alfaiates, remendões e outros artesões que faziam roupas.

No século XII, esses artesões se organizaram em corporações chamadas guildas.

Mais tarde, as túnicas soltas começaram a ser substituídas por roupas ajustadas ao corpo. As mulheres começaram a usar vestidos compridos, e justos no busto. Os homens vestiam calções soltos debaixo da túnica, além de vários tipos de coberturas para as pernas.

Nos séculos XII e XIII, as mulheres punham redes nos cabelos, usavam véus e panos para cobrir o pescoço, como algumas ordens de religiosas usam até hoje. Os homens usavam na cabeça capuzes com pontas compridas. Tanto homens quanto mulheres vestiam uma sobreveste copiada dos trajes dos cruzados.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
A indumentária da Idade Média
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Idade Minina pra tirar PP??
» Teste sua Idade mental
» DESAFIO 3: QUAL A IDADE?
» Melhor modo de curtir a 3ª Idade.
» Entrevista com o Big Boss - Cristu

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Câmara dos Tormentos :: Area em OFF (explicações, regras, avisos e discussões) :: O guia do Jogador :: Ambientação-
Ir para: